União Desportiva
Oliveirense
O NascimentoA União Desportiva Oliveirense, fundada em 25 de Outubro de 1922, é o clube mais representativo do concelho de Oliveira de Azeméis e um dos “grandes” do distrito de Aveiro. Antes de 1922 terão existido outros clubes que passaram por diversas transformações. O primeiro terá sido o Sport Clube Oliveirense, que começou a jogar provas distritais, ainda que não devidamente oficializado. Quirino jogava na equipa ajudado por José Moía e o cunhado Cândido, que facilitavam os transportes. Um dia resolveram pedir ajuda financeira ao menos para a comida, mas não foram atendidos.
Convocaram então uma assembleia-geral numa casa junta à actual MOVARTE (estabelecimento de móveis) e aí resolveram fundar um novo clube. Estes dissidentes saíram a gritar: “a casa é vossa, mas a rua é nossa. Viva a União Desportiva Oliveirense!” Os dissidentes erguiam então em 25 de Outubro de 1922, a grande rivalidade com o Sport Clube Oliveirense, que ficou enfraquecido até à morte, porque viu sair as principais vedetas. Este Quirino foi jogador de raro talento. A ele juntou outro, Carnaval – Lourenço Praça de seu nome próprio – o único sobrevivente, em 1976, de quanto iniciaram em 1922 a União Desportiva Oliveirense no velho Campo da Laje.
Conquistas
Subida à Liga Pro 2017
Final Four Taça da Liga 2018
Subida à Liga Portugal SABSEG 2022
Carlos Osório
O Estádio Carlos Osório é o recinto desportivo onde a UD Oliveirense realiza os seus encontros há mais de 65 anos.
Com uma vista privilegiada, o estádio situa-se entre o centro da cidade de Oliveira de Azeméis e o famoso Parque de Nossa Senhora de La-Salette.
Em 2019 sofreu obras de restruturação e actualmente tem uma bancada nova coberta e todo o recinto desportivo tem lugares de cadeira.
O Estádio Carlos Osório conta ainda com iluminação LED e é o palco dos encontros da UD Oliveirense SAD nesta Liga Portugal 2 Sabseg.